Palavras do Diretor

Quem está disposto a estudar na melhor faculdade do mundo?
Por Paulo Hélio Kanayama* - Diretor da Fatec Franco da Rocha

A Fatec Franco da Rocha é a melhor faculdade do mundo. Se cada um acreditar que ela é, ela será. Não importa se há pessoas que acreditem que há outras melhores. O que importa é como cada um, que estuda ou trabalha nela, sente-se. A melhor faculdade do mundo é aquela onde as pessoas se sentem felizes. E isso é algo que está ao nosso alcance.

Se perguntarmos aos servidores administrativos, docentes e alunos sobre o que falta para ficarem mais satisfeitos e felizes na Fatec, deverão surgir muitas respostas.

A lista da felicidade é grande: ser bem acolhido, ter mais colegas legais, ter mais funcionários na Fatec, ter lanchonete no prédio, ter um prédio automatizado e aconchegante com os ambientes de trabalho de algumas empresas do tipo “as 10 melhores empresas para se trabalhar”, ter aulas fáceis e divertidas em que se aprende sem esforço, não passar por muitos de nossos problemas pessoais, ter trens não lotados para chegar à Fatec, ter emprego com salário maior… A lista de respostas não tem fim.

Então, como podemos equilibrar nosso nível de satisfação com as demandas que temos? Existem estudos científicos (WALDINGER, 2015) que mostram que o grau de satisfação e felicidade das pessoas está mais relacionado à qualidade das interações sociais que os indivíduos têm ou tiveram em sua história do que de bens materiais, diplomas ou conquistas pessoais que acumularam. O homo sapiens existe ainda na face da Terra porque ao longo de milênios desenvolveu a capacidade de se relacionar socialmente, o que lhe deu grande vantagem competitiva de sobrevivência na natureza, mesmo sendo fisicamente mais frágil do que outros animais (HARARI, 2015).

Assim, voltando à lista da felicidade, de tudo o que queremos, há respostas que dependem de nós, como o acolhimento, assim como há aquelas que dependem de fatores externos, como não ter que pegar trem lotado para chegar à Fatec ou que todos os colegas sejam legais. Se olharmos apenas para os fatores externos, que estão fora de nosso alcance, entramos em um beco sem saída, pois não há muito o que fazer, a não ser reclamar ou se sentir impotente. Por outro lado, a qualidade das relações humanas, a maneira como ajudamos os colegas com dificuldade, como acolhemos as pessoas, sejam alunos, funcionários administrativos ou docentes, isso depende de nós. Podemos deixar o ambiente da Fatec mais agradável se utilizarmos a nossa capacidade de sociabilização, que é inata, com palavras gentis, empatia,  calor humano, colaboração e compreensão.

Referências:

HARARI, Y. N. Sapiens: A Brief History of Humankind, HarperCollins, New York, 2015.

WALDINGER, Robert. What makes a good life? Lessons from the longest study on hapiness. 2015 (12min 40s). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=8KkKuTCFvzI>. Acesso em: 29 nov. 2019.

  *Paulo Hélio Kanayama estudou no colégio Bandeirantes (1984-1986) e graduou-se em Engenharia Elétrica (1987-1993) na Escola Politécnica da USP. Foi pesquisador na Universidade de Hokkaido (1994-1995), na área de conservação de energia na arquitetura, como bolsista do governo japonês. Depois fez mestrado (1995-1999) e doutorado (2002-2007), também pela Escola Politécnica da USP, em engenharia elétrica, na área de energia e sustentabilidade. Desde o ensino primário até o doutorado teve muitos bons professores que o inspiram até hoje!
Foi analista de energia de projetos de créditos de carbono do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e trabalhou com projetos de pesquisa na área de PIR - Planejamento Integrado de Recursos Energéticos e de medição de radiação solar para plantas de energia fotovoltaica na USP. Ministra aulas de pós-graduação na Escola Politécnica da USP como professor convidado na área de energia e meio ambiente.  Currículo lattes

Ingressou na Fatec Itaquera (2013), como professor de eletricidade, e foi coordenador de cursos de 2014 a 2017. Está na direção da Fatec Franco da Rocha desde 2018. Considera o trabalho de implantação da Unidade, a primeira faculdade pública da região, como uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional e trabalha para que os alunos sejam reconhecidos pela formação de excelência e pelas competências socioemocionais que a faculdade procura desenvolver nas atividades de ensino, pesquisa aplicada e extensão.

Sonha1 que a Fatec Franco da Rocha seja sustentável, eficiente e acolhedora. Trabalha para que ela contribua para o desenvolvimento social e econômico da região. Espera que ela faça com que a região, que já foi uma referência na área da saúde, seja reconhecida como um polo de tecnologia e sustentabilidade. Ambiciona que os servidores administrativos e docentes  gostem de trabalhar na Fatec por ela propiciar oportunidades valiosas de desenvolvimento profissional e por se sentirem valorizados, respeitados e verem um significado no trabalho. Dedica-se para que todos contribuam para que as relações humanas sejam de qualidade e que o trabalho em equipe seja valorizado. O mais importante: deseja que os alunos tenham prazer e orgulho em estudar e fazer parte da Fatec. Enfim, torce para que a Fatec Franco da Rocha seja, de fato, a melhor faculdade do mundo!

O diretor necessita, muito, da colaboração dos alunos, dos servidores administrativos e docentes da Unidade, da comunidade, de empresas, dos servidores da administração central do Centro Paula Souza, dos colegas diretores das Fatecs, do prefeito, do governador e de instituições internacionais para fazer com que a Fatec Franco da Rocha realize tais ambições. Juntos, somos mais fortes. Junte-se a nós. Ajude-nos a construir esse sonho. 

wink

1 Diferença entre sonho e objetivo: Um sonho é quando queremos muito algo sem saber como realizar. Objetivo é quando sabemos como realizar.