O curso de Gestão de Energia e Eficiência Energética tem como objetivo qualificar profissionais para desenvolver negócios na área de energia.
Ele desenvolve soluções para melhora do uso da energia, por meio de:
- Programas de eficiência energética, identificando tecnologias que minimizem o consumo de energia nos diferentes processos produtivos em usos finais de iluminação, climatização, refrigeração, aquecimento, ventilação, computadores, fornos, motores e equipamentos em geral.
- Análise de contas de energia elétrica para redução de custos com medidas de adequação de demanda contratada, eliminação de multas e modulação do consumo de energia nos horários de ponta e fora de ponta.
- Análise de viabilidade do uso de energias renováveis, como a solar e eólica.
- Análise de viabilidade de uso de cogeração, por exemplo, no horário de ponta com gás natural.
- Desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre o uso eficiente da energia.
Todas essas atividades visam a aumento do desempenho de serviços de produção e redução de custos, tendo como consequência a melhora da governança empresas e a contribuição para o desenvolvimento sustentável associada aos impactos da mudança climática global. A eficiência energética contribui para evitar a construção de novas usinas de geração de energia, que causam impactos ambientais como a emissão de gases de efeito estufa, o desmatamento e a diminuição da biodiversidade.
O profissional estará habilitado a elaborar e coordenar projetos de gestão de energia e de eficiência energética como funcionário em empresas ou como empreendedor, em sua própria empresa de consultoria em eficiência energética.
Horário das aulas
Segunda a sexta, das 19h00 às 22:30 e sábados das 9h50 às 13h20
Características do curso
- Duração: 3 anos (6 semestres)
- Período: noturno
- Vagas: 40 por semestre
- Graduação tecnológica
- Sem mensalidades (Fatec é faculdade pública, gratuita e de qualidade)
- Ingresso via exame vestibular, que ocorre duas vezes ao ano (mais informações em www.vestibularfatec.com.br)
O que o aluno aprende
O curso abrange disciplinas básicas (1/4 do curso) e profissionalizantes (3/4 do curso). As disciplinas básicas e de gestão ocorrem nos semestres iniciais. As disciplinas profissionalizantes, da área de energia e eficiência energética, aumentam gradativamente até o final do curso.
Obs: Os números entre parênteses mostram a quantidade de horas-aula semanais da disciplina. Cada hora-aula corresponde a 50min.
O curso compreende 2.880 aulas em 2.400 horas de curso, que atendem o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, conforme res. 86, do Conselho Estadual de Ensino de SP, sendo 1/4 de disciplinas básicas e 3/4 de disciplinas na área de energia e eficiência energética.
Objetivos das disciplinas específicas para eficiência energética
MERCADO E REGULAÇÃO DE ENERGIA: Ter domínio do funcionamento do setor energético para aplicar esse conhecimento na gestão de contratos de empresas públicas ou privadas.
SISTEMAS DE COGERAÇÃO DE ENERGIA : Adquirir conhecimentos avançados sobre a conversão de energia térmica em elétrica para aplicar em projetos de cogeração de energia como alternativa na economia de energia da indústria.
ENERGIAS RENOVÁVEIS: SOLAR E FOTOVOLTÁICA: Entender o funcionamento e operação de sistemas de energias solar e fotovoltaica, explorando as fontes alternativas e renováveis de energia, conhecendo suas origens, modo de utilização, tecnologias e aplicações.
ENERGIAS NÃO RENOVÁVEIS: Conhecer as principais fontes de energias não renováveis. Reconhecer as vantagens e desvantagens do uso das energias não renováveis. Elaborar estratégias e projetos de minimização do uso para preservação das fontes não renováveis.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM MOTORES ELÉTRICOS: Ser capaz de entender o funcionamento de motores elétricos antigos e propor motores novos que possibilitem ganhos de eficiência energética. Os motores antigos (classe standard) possuem rendimentos inferiores aos motores elétricos de alto rendimento. As substituições nestes casos representam uma das ações em Eficiência Energética mais representativas para aplicação na indústria, com uma destacada economia de energia elétrica.
ENERGIAS RENOVÁVEIS: EÓLICA: Ser capaz de entender fazer como fazer a avaliação do potencial eólico, assim como a geração de energia, e elaboração de projetos.
PROJETOS DE ILUMINAÇÃO EFICIENTE: Conhecer e dominar metodologias de eficiência em iluminação visando a redução de custos e sustentabilidade.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO: Apresentar a teoria e análise de refrigeração, psicrometria, radiação solar, carga de aquecimento e condicionamento do ar em edificações, visando o aumento da eficiência energética.
ENERGIAS RENOVÁVEIS – BIOMASSA: Conhecer e estudar os diferentes processos de transformação da biomassa (biológicos e termoquímicos) na geração de energia; Conhecer a diversidade de materiais que constituem a biomassa e que podem ser aproveitados na geração de biocombustíveis; Identificar as diferentes variáveis e estratégias financeiras em um projeto de produção de biocombustíveis.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES: Favorecer a economia de energia nas edificações.
MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO: Utilizar metodologia para medição e verificação do uso adequado da energia em organizações.
QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA: Verificar a continuidade da energia e os vários distúrbios que podem ocorrer prejudicando o funcionamento de equipamentos. Visão da regulação dos setores.
REDES INTELIGENTES, MICRO E MINI GERAÇÃO: Conhecer alternativas para possibilitar a eficiência energética permitindo serviço de qualidade aos consumidores; Explorar fontes alternativas e renováveis de energia, conhecendo suas origens, modo de utilização, tecnologias, aplicações, modo de integração com fontes tradicionais e outros aspectos.
PROJETO INTEGRADOR: Desenvolver um projeto profissional, do 2º ao 6º semestre, aplicando a teoria aprendida nas disciplinas vistas em sala de aula.
Objetivos das disciplinas de gestão
ECONOMIA: Compreender o funcionamento da economia a partir das principais variáveis econômicas, analisar as modificações no desenvolvimento econômico e utilizar os conhecimentos operacionais ligados ao dia-a-dia da economia.
GESTÃO DE PROJETOS: Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados.
CONTABILIDADE E CUSTOS: Entender conceitos básicos do processo contábil e sua perspectiva gerencial envolvendo custos e orçamentos. Compreender a composição do custo do produto e de seu impacto na formação do preço e do lucro.
ADMINISTRAÇÃO: Ser capaz de ter uma visão geral da ciência administrativa e de sua importância para as organizações de todos os tipos.
ANÁLISE FINANCEIRA: Capacitar os alunos sobre análise e interpretação das Demonstrações Contábeis para extraírem informações úteis e relevantes ao processo decisório nas organizações.
COMERCIALIZAÇÃO E CONTRATOS NO SETOR ENERGÉTICO: Ser capaz de apresentar uma proposta de projeto a um cliente final/ESCO; Compreender o papel das ESCOs na implantação da eficiência energética no mundo e Brasil; Compreender o papel das ESCOs no PEE; Ser capaz de elaborar CDE para o PEE.
ENGENHARIA ECONÔMICA E ANÁLISE MULTICRITERIAL: Dominar as ferramentas que auxiliam na tomada de decisão de projetos mediante análises de diversas variáveis ou privadas.
GESTÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO: Elaborar um trabalho de base cientifica ou tecnológica.
GESTÃO ESTRATÉGICA: Ser capaz de definir estratégias em nível empresarial, formular e analisar cenários, aplicar o Planejamento Estratégico, implementar e controlar estratégias.
Objetivos das disciplinas de apoio
TÓPICOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR: Compreender as ferramentas básicas em matemática dos principais conteúdos do ensino básico, fundamental e médio necessários para as demais disciplinas do curso.
FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS: Reconhecer diferentes contextos de uso da língua e ser capaz de utilizar diversos gêneros textuais, inclusive em meios digitais, com foco na atuação profissional. Ler proficientemente e elaborar textos escritos com domínio dos recursos textuais e discursivos. Identificar diversas formações discursivas e ideológicas nas diferentes modalidades textuais profissionais, distinguindo e adequando o uso da língua com coesão e coerência ao seu contexto sócio histórico cultural.
INFORMÁTICA: Identificar e utilizar os recursos básicos ou avançados em ferramentas adequadas para executar tarefas administrativas e compreender aspectos de segurança da informação e do funcionamento de redes de computadores.
INGLÊS: Participar de reuniões, discussões e apresentações orais com espontaneidade e autonomia; aprofundar a compreensão de textos acadêmicos e profissionais; concordar e discordar, fazer interrupções para expressar seu ponto de vista; redigir correspondências comerciais com coesão e coerência. Aperfeiçoar entoação e uso de diferentes fonemas da língua de forma a garantir inteligibilidade e fluência nos contatos em ambiente profissional tanto pessoalmente quanto à distância. Ao final dos seis semestres de curso, o aluno terá fluência equivalente ao primeiro nível intermediário.
FÍSICA APLICADA À ENERGIA : dominar os conceitos sobre a origem, geração e distribuição de energia e as limitações de conversão entre os tipos de energia (termodinâmicas, no caso de calor-trabalho e tecnológicas (motor elétrico e solar PV para eletricidade, etc.).
ELETRICIDADE: ser capaz de dominar os conceitos de eletricidade e suas unidades para entender a origem, geração e distribuição de energia.
SEGURANÇA DO TRABALHO: Conhecer a importância, objetivos e legislação aplicável à segurança e saúde no trabalho; descrever as normas regulamentadoras empregadas para avaliação de risco, determinação de causas de acidente e procedimento para elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; e descrever a Certificação de sistema de gestão em segurança e saúde ocupacional - OHSAS 18001.
ENERGIA E AMBIENTE : ser capaz de entender que toda atividade gera impacto no ambiente, incluindo a geração e o transporte de energia. Conhecer formas de contornar essa situação e respeitar a legislação.
ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Compreender e aplicar os conceitos de Estatística Descritiva necessários para a descrição, organização e análise de dados, para o apoio à tomada de decisão na área de estudo.
MATEMÁTICA FINANCEIRA: Entender, analisar e aplicar as ferramentas matemáticas envolvidas no mercado financeiro de capitais além de compreender o processo de amortização de dívidas pelas principais modalidades existentes de financiamentos através do uso de planilhas de cálculo e calculadoras financeiras. Além disso, deverá conhecer as principais modalidades de aplicações do mercado financeiro brasileiro.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: Ser capaz de estabelecer um roteiro de estudo adequado às suas necessidades e objetivos; identificar os elementos e etapas necessárias para o estudo produtivo; identificar e analisar os diversos tipos de leitura. Identificar as várias formas de conhecimento; desenvolver as diversas atividades de pesquisa, tanto para produção acadêmica quanto para aplicação profissional; e diferenciar os diversos tipos de pesquisa, pensar e elaborar um projeto. .
Documentos complementares
- Site do vestibular Fatec com mais informações sobre o curso e calendário de inscrição para o exame seletivo
- PPC - Projeto Pedagógico do Curso, com objetivos e ementas de cada disciplina