Projetos Colaborativos Internacionais

Em 2022 a Fatec Franco da Rocha iniciou o PCI - Projetos Colaborativos Internacionais, por meio dos quais os alunos da Fatec desenvolvem projetos em conjunto com alunos de uma faculdade estrangeira, utilizando a metodologia COIL - Collaborative Online International Learning, modalidade de ensino e aprendizagem que conecta professores e alunos de duas faculdades de países distintos em um projeto colaborativo intercultural.

PCI Brasil - Polônia

A iniciativa (Foto 01) envolve a CESU - Unidade do Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza com a UEK - Universidade de Economia da Cracóvia (Polônia) e a Fatec Franco da Rocha, com o apoio do prof. Osvaldo Succi Jr.Coordenador de Projetos Colaborativos Internacionais (PCI/Virtual Exchange) da CESU, e os professores Jorge Tenório Fernando e Mauro Yuji Ohara, ambos da Fatec, e a profa. Małgorzata Marchewka (UEK).

Foto 01: Interação inicial via Internet, de lançamento do PCI, em 09/04/2022, com estudantes e professores da Fatec Franco da Rocha e Universidade de Economia da Cracóvia (Polônia)

O projeto envolve a disciplina Gestão de Projetos de ambas instituições. São formadas equipes mistas com estudantes do Brasil (Foto 02) e da Polônia para desenvolver um projeto que envolve conceitos da disciplina. O Inglês é utilizado como meio de comunicação.

Foto 02: Alunos do 5º semestre do curso de Gestão da Tecnologia da Informação matriculados na disciplina Gestão de Projetos da Fatec Franco da Rocha

As equipes são mescladas com estudantes com diferentes níveis de conhecimento de Inglês. Com o desenvolvimento do projeto. os alunos acabam desenvolvendo habilidades de comunicação e aprendem a vencer a barreira da língua. 

No início do projeto, os membros das equipes se apresentam, podendo utilizar um aplicativo dedicado ao projeto (Foto 03) e mídias sociais. Na fase seguinte, os membros apresentam características culturais dos países. Somente depois, o projeto envolvendo a disciplina inicia.

Foto 03: Ferramenta utilizada para interação dos membros, que facilita a troca de informações pessoais e sobre os países

Desejamos sucesso aos alunos e professores da Fatec Franco da Rocha (Foto 04) e que esta iniciativa seja o ponto de partida para outros projetos internacionais. 

Foto 04: Alunos da Fatec Franco da Rocha com a vista do Parque do Juquery ao fundo.

Matéria sobre projeto realizado para ajudar crianças da Ucrânia

Apresentação do projeto no IVES - International Virtual Exchange Symposium


Imprimir   Email